Como fazer trabalhos dignos de nota dez?


Ilustração: Marco Carillo
Pessoal este roteiro de pesquisa foi tirado da revista Ciência Hoje Crianças, assim como este, tem muitos assuntos interessantes, vá lá.
"O primeiro passo na hora de fazer uma pesquisa é muito importante: sente-se e concentre-se! Parece óbvio? Pois não é, não. Tem gente que não pára para pensar e, sem concentração, fica difícil começar uma pesquisa. Então, relaxe, respire... E, assim, lembre-se do tema que o professor pediu para pesquisar. Divida o assunto em possíveis focos de atenção, mas não vá inventar muitos itens para depois não dar conta. Faça uma lista dos seus objetivos.

Instruções iniciais compreendidas, vamos ao segundo passo: faça um quadro que contenha informações como a data de entrega da tarefa, tamanho que deve ter, se deve ser ilustrada ou não... e coloque à sua frente, na mesa de trabalho. Planeje a realização de sua pesquisa de acordo com o tempo que você tem para trabalhar.

Verifique e anote o que você já sabe sobre o assunto e em que fontes – ou seja, em que materiais – irá procurar a informação necessária. Busque fontes confiáveis, ou seja, produtos e publicações que sejam reconhecidos por sua qualidade e por sua credibilidade. Se ficar em dúvida sobre alguma fonte, peça orientação a seus pais e professores. Você pode usar, por exemplo, enciclopédias, livros, revistas e jornais; entrevistas com pessoas que sabem sobre o assunto; páginas na internet; enciclopédias ou revistas virtuais; assim como vídeos ou filmes.

Por fim, o terceiro e não menos importante passo é: organize-se! É preciso estar com o material à mão para reunir as informações. Leia e releia sobre o assunto e procure o que você precisa, com concentração. A seguir, escreva tudo com suas palavras. Não caia na tentação de simplesmente copiar o que leu. E, atenção: as informações que constarem no seu trabalho devem ser fruto de um fato verificável, isto é, não vale expressar opiniões pessoais, ou seja, o que você acha, e, sim, informações baseadas no material que você pesquisou.

Quem tem computador não dispensa uma pesquisa no mundo virtual. Hoje essa é uma das ferramentas mais utilizadas nas tarefas escolares e, de fato, existe muita informação na rede internacional de computadores, a conhecida internet. Contudo, nem sempre você acha a informação rapidamente e nem sempre ela é confiável. Portanto, procure as palavras fundamentais da sua pesquisa nas páginas de busca. Porém, fique atento ao que você irá acessar: procure saber se o conteúdo é confiável, como o produzido por universidades ou instituições de pesquisa. Além disso, para não se perder nos muitos endereços virtuais, procure em, no máximo, três páginas. Leia com atenção, anote o que for importante e registre o endereço eletrônico onde você encontrou a informação.
Páginas virtuais
Trabalho quase pronto, nunca esqueça de citar as fontes, isto é: quem criou as idéias, imagens e informações que você usou, pois elas não são suas. Forneça, no seu trabalho, o nome do autor; o título da publicação (livros, enciclopédias ou endereços eletrônicos consultados por você); a cidade onde a obra foi publicada; a editora; a data de publicação. De olho na data de entrega, com o material organizado e as informações sob controle, você percebe que está aprendendo muita coisa interessante.
Mas, diga lá: para que tanta pesquisa, tanta informação? Ora, pesquisar nos permite entrar por um mundo novo e nele procurar por respostas para muitas de nossas perguntas. Afinal, a pesquisa que fazemos não é só para entregar ao professor, mas para toda a turma e, principalmente, para nossa aprendizagem. Para refletirmos e ficarmos sabendo sobre tudo o que faz parte da nossa vida.

Quer um exemplo? O mundo está precisando de muitos cuidados, todo mundo sabe disso. Então, que tal procurar um modo para conservá-lo? É só sentar, pensar no assunto e pesquisar. E, depois, agir!"

Patrícia Konder Lins e Silva
Escola Parque/RJ

Professoras da Biblioteca: AClaudia, Carla, MClara.

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

47 comentários:

  1. Muito legal este guia de orientações para trabalho de pesquisa. Porém, o problema do trabalho de pesquisa vai muito além do fato do aluno não saber como faze-la. Muitos professores não leem os trabalhos feito pelo aluno. Seja por falta de tempo, pouca motivação diante da carga horária x salário ou simplesmente para “não perder tempo”, muitas vezes o professor acaba avaliando o trabalho pela aparência e pelo número de folhas que ele tem. Não há qualquer comentário feito pelo professor postado no trabalho de pesquisa do aluno e nem há uma continuação como, por exemplo, um comentário posterior feito em turma sobre determinados assuntos presentes nas pesquisas dos alunos. Dessa forma o aluno percebe que seu trabalho dificilmente será avaliado pelo seu conteúdo. Mesmo diante de tudo isso que expus acima, acho importante que orientemos nossos alunos a fazerem uma pesquisa que possa realmente adicionar conhecimentos e este roteiro da revista “Ciência Hoje Crianças” está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada deisi pelo comentário, precisamos mudar esta realidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá turma cn-4002, vamos ler e comentar.
    Bjs
    MClara

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maria Clara!
    Parabéns pela postagem.
    Precisamos mesmo orientar nossos alunos para que os mesmos possam fazer trabalhos de qualidade, pois meios para isso sabemos que existem muitos, mas ás vezes não são bem utilizados.
    Não perder o foco do trabalho é essencial no momento da pesquisa.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Essa postagem,e muita boa ,pois todos os alunos têm uma noção de fazer um trabalho do jeito certo.
    Aliciene ferreira turma cn-4003.

    ResponderExcluir
  7. As dicas de como fazer trabalhos dignos de nota 10 são muito interessantes,porém algumas coisas citadas nas dicas eu já praticava,mas outras não,porque não tenho acesso ao mundo virtual,e se pararmos para pensar bem,um bom trabalho ele precisa conter todos os requisitos citados nas dicas,por isso achei muito importante este texto.Luana Ricardo CN-4003

    ResponderExcluir
  8. BOM ESTÁ POSTAGEM É MUITO INTERESSANTE,POIS É UMA AJUDA PARA OS ALUNOS QUE NÃO SABE COMO ELABORAR UM BOM TRABALHO.ESSA JÁ É O MODO QUE USO PARA FAZER OS MEUS TRABALHOS,REALMENTE PARA SE OBTER UMA BOA NOTA NO TRABALHO PRECISA SEGUIR ESSAS DICAS INDISPENSÁVEIS. LUCIANA PAULINO CN 4003.

    ResponderExcluir
  9. Excelentes dicas de como fazer trabalhos nota 10. Seguir essas orientações, com certeza facilitará a confeção de meus trabalhos de pesquisa. Ficarei atenta para as próximas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. É preciso de fato concentração para que a pesquisa ocorra com satisfação e aproveitamento do assunto, sendo eficaz no mundo virtual e real.
    Ler tudo com atenção e reter o que é bom tem que ser um hábito do pesquisador consciente de suas responsabilidades.
    Luciana Silva de Azevedo, CN-4003

    ResponderExcluir
  11. Qualquer tipo de trabalho necessit de concentração, disponibilidade para que haja uma organização e um bom desenvolvimento.
    Um trabalho ou pesquisa escolar deve ter esse mesmo processo levando em conta: planejamento, leitura, pesquisa em internet e livros, bibliografia e sem dúvida nenhuma uma pontualidade na entrega.
    Pesquisar é muito bom pois aprendemos muito não só para obter nota, mas também para nossa vida, para reflexão e aprendizagem.
    Kamilla Cruz CN-4003

    ResponderExcluir
  12. A vida do ser humano é baseada em descobertas a todo momento assuntos interessantes para se pesquisar.
    Idéias que nos ensinam no nosso dia a dia.
    Para iniciar uma pesquisa é preciso atenção, concentração, sobre o assunto de seu interesse.
    Devemos planejar a realização de nossas pesquisas de acordo com o tempo que temos.
    Pesquisar e aprender é fundamental para construirmos um mundo bem melhor.
    Solange Freitas CN-4003

    ResponderExcluir
  13. É correto pesquisar desta forma, pois o trabalho fica organizado, tendo atenção com o que está lendo antes de copiar, buscando fontes certas e sempre observando se o site é confiável.
    Adorei a matéria publicada, a maior parte eu já faço, mas também consegui obter grandes informações para fazer um trabalho digno de nota dez.
    Elizane dos Santos CN-4003

    ResponderExcluir
  14. É sempre dificil saber a forma correta de fazer um trabalho, mas com o texto fica mais claro!
    Achei muito interessante essa forma de pesquisa,
    comcerteza vai me ajuda muito com meus trabalhos!
    Edilene Felix cn-4002

    ResponderExcluir
  15. e muito importante, porque a forma de fazer um trabalho e essencial na vida de um aluno como diz uma frase ''o valor das coisas naõ esta nas dificuldades que conseguimos fazer um trabalho e sim com a superacaõ e com a força de vontades que mos faz correr atras e apresentar o melhos''

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá,essa postagem é mesmo nota dez!!
    Bj
    Tamiris CN-4002

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. " aprender e bom ensinar e melhor ainda" pense sempre nisso!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Essa postagem foi "perfeita". Amei de montão! :D E além do mais nos ajuda a se conscientizar da importancia da apredizagem diaria. todos nós aprendemos e ensinamos constatemente. O ato de ensinar é algo que tem quer ser feito com amor e dedicação.
    Bjo&Me.Liga

    ResponderExcluir
  21. A dica para fazer bom trabalho é muito boa nos incentiva a fazer um trabalho digno e reconhecido pelo professor.
    Maraisa cn-4002

    ResponderExcluir
  22. Essa postagem foi muiiiiito boa. Pude ver a importancia de ensinar! Parabéens! :D

    ResponderExcluir
  23. Para ter um trabalho nota dez,eu penssava que erra só fazer o que o professor pediu.Mais agora vejo que um trabalho,so é bom quando o aluno demostra dominio sobre a materia,quando o aluno se esforça e assimila o assunto.
    KATIA CN:4002

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Hoje em dia estudar com interesse de aprender na maioria das vezes é quase impossível para os alunos,pois muitos estão ali sem nenhum compromisso. Mas não é bem assim, principalmente em sala de aula quando o professor passa os trabalhos e no dia da entrega a maioria dos alunos não fazem ou fazem algo sem capricho. Para ter trabalhos dignos de nota 10 é preciso interesse e muita concentração para pesquisar a coisa certa e que tenha bons conteúdos. O professor lança o tema, mas o aluno é que deve se empenhar para fazer um ótimo trabalho em que ele saiba o que está pesquisando,ou seja, um trabalho caprichado =D !

    Isabela-CN 4002

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Um traballho digno de nota dez deve ser feito com bastante clareza em primeiro lugar deve se sentar - se junto com grupo e expor todas as opiniões para que assim esteja claro e objetivo. Planejar com bastante clareza os assuntos a serem relatados no trabalho. Procura entregar na data marcada, verificar se foi relatado tudo o que foi pedido, verificar se no dia estará tudo pronto até a data da entrega. Fazer a pesquisa não só em uma fonte e sim em várias fontes diferentes. Organizar o trabalho de forma clara ou seja de uma maneira que você possa dominar o assunto e todos entenderem, mesmo quando se trata da sua própria opnião baseada na pesquisa
    Turma: Cn 4002

    ResponderExcluir
  28. É muito importante ficar atento na hora da pesquisa,não é uma coisa que pode ser feita de qualquer maneira é preciso atenção e compreensão.Maiara Cn 4001

    ResponderExcluir
  29. Todas as professoaras precisam ficar atento na hora da pesquisa, muitos site já daõ o trabalho completo,pronto sem que o aluno precise fazer esforço nenhum assim fazendo com que o aluno não saiba nada sobre o assunto...Muito legal essa postagem..Continue sempre dispertando o interesse dos alunos...
    nota 10.... beijos

    Kiany CN 4003

    ResponderExcluir
  30. É muito importante essa orientação para que os alunos saiba por onde começar seu trabalho, muitas vezes o professor passa a ativida e o aluno fica perdido, tb concordo com vários comentário acima, principalmente da minha amiga deisi.

    Ozinete t:4003

    ResponderExcluir
  31. Rubia turma:4003
    Adorei as dicas de organização, pois óbviamente esse é o caminho para se alcançar o sucesso nos trabalhos de pesquisa.

    ResponderExcluir
  32. É realmente as dicas que tem nessa reportagem faz a diferença para muitas pessoas que simplismente copiam de alguma fonte, sem ao menos lerem e entederem realmente o assunto.
    Essas dicas sao nota dez...

    Debora P.da Cunha-CN 4002

    ResponderExcluir
  33. Parabens pela materia, é um assunto que passa por despercebido e é o que realmente acontece
    achei muito interessante.

    Marcieli Aguiar-cn 4002

    ResponderExcluir
  34. Adorei as dicas! Procurarei seguir as orientações, para assim melhorar o meu desempenho nos trabalhos de pesquisas.
    Mônica Pagliacci - Turma: CN 4003

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito dessas dicas de como fazer trabalhos,são muito importantes.Para mim será muito proveitosa vou seguir sempre estas dicas e organizações para fazer sempre um ótimo trabalho.
    As pesquisas que fazemos servem para refletirmos, e para melhorar nossa aprendizagem.
    Érica Monteiro Lousado.
    Turma:CN 4003

    ResponderExcluir
  36. As informações são muito boas,pois se todos seguirem essas dicas, terão sucessos em seus trabalhos.
    Verônica Costa
    Turma:CN 4003

    ResponderExcluir
  37. N a minha opinião estas dicas a respeito de como fazer uma pesquisa, são muito úteis, pois sem um direcionamento dos nossos objetivos, um planejamento da realização da pesquisa e sem credibilidade nas informações pesquisadas, o trabalho fica desorganizado e sem qualidade.
    Luana dos Santos- CN-4003

    ResponderExcluir
  38. Este blog é muito legal, pois proporciona as pessoas de aprender como fazer um trabalho digno de nota dez, particularmente já faço um trabalho de uma forma muito melhor de aprendizado, por isso é muito importante pesquisar em livros, jornais, revistas e internet.
    Devemos dar sempre o melhor na realização dos nossos trabalhos.
    Sterfany Oliveira- CN-4003

    ResponderExcluir
  39. As informações contidas no bolg são bastante interessante,pois nos proporciona confeccionar um trabalho de maneira correta,focando o objetivo da pesquisa.
    Luciana F Martins-CN-4003

    ResponderExcluir
  40. este blog é muito interessante pois ensina como se faz um trabalho digno de nota dez,disponibilizando dicas importantes para se dar bem na hora de elaborar um,com o objetivo de não só apresentar um trabalho impecável mas aprender com o mesmo.maria Aparecida

    ResponderExcluir
  41. Essa matéria é muito interessante. Na hora de fazer uma pesquisa eu procurava o tema do meu trabalho em vários livros e depois simplesmente copiava um pouco de cada um e no final fazia uma conclusão e a bibliografia.
    Esse roteiro de como fazer uma pesquisa vai me ajudar a melhorar a minha forma de realizar um trabalho.
    Bárbara Ferreira, turma:CN-4001

    ResponderExcluir
  42. Tem que está atento na hora da pesquisa,não pode ser feito um trabalho de qualquer maneira!
    Lorena Cn 4001

    ResponderExcluir
  43. idem de todo mundo aee de cimah!!!!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. ficou mt interessante e criativo.pow para saber o assunto precisamos estar informadu pq se n vai fik horrivel,se todos os alunos levar a serio esse txto vao fazer jus ao tema,um trabalho digno de notah DEZ....!!!!!!!

    eu quero meu ponto comenteiii.....

    CN 4002

    ResponderExcluir
  46. tb axei q foi mt produtivo e eh bom para alunos que nao qrem trabalhar q agorah ajudem tambem e servi de liçao para futuros trabalhos escolares.

    Geisi CN 4002

    ResponderExcluir
  47. Muito maneiro esse trabalho, e nos ajudara muito, teno certeza que tbm to fazenduh um trabalho assim, digno de nota 10!

    ResponderExcluir

Pode comentar... com certeza ficaremos muito felizes.
Os aprendizes agradecem e retribuem.