Divagando...Prender ou soltar nossos pássaros???


Nossos alunos ( nossos pássaros), nasceram livres e aprenderam com a necessidade de sobreviver, mamaram, engatinharam, aprenderam a falar, depois a fazer dengo para conseguirem o que querem, aprenderam a perder e a ganhar, entramos na vida deles muitos anos depois e na maior parte das vezes impedimos de voarem de se apaixonarem pela arte de aprender, acredito na educação libertadora em que o aluno, pode e escolhe quando e como aprender( com limites), Isto acontece na "Escola da Ponte" em Portugal.
Trabalhando no Lied do meu Colégio vejo os alunos procurando aprender, com sede de descobrir novos caminhos, propondo soluções e principalmente criando.
Sempre pensei que não devemos prender pássaros, que o prazer de vê-los livres ultrapassa qualquer entendimento. Nesta semana apareceu pela 3ª vez uma coruja no telhado do prédio onde moro e isso me faz muito feliz, pensei: por que ela volta? o que a faz retornar ao mesmo lugar, ela é livre e pode ir onde quiser, mas ela volta.
Será que nossos alunos precisam ter este sentimento também, acreditar que eles são capazes e são livres para seguir seu próprio caminho, quem sabe podemos tornar a escola mais importante para eles?
Quem souber me responder e puder me ajudar, agradeço.

Vi este vídeo no blog da Márcia.

Professoras da Biblioteca: AClaudia, Carla, MClara.

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar... com certeza ficaremos muito felizes.
Os aprendizes agradecem e retribuem.