Lagoa de Saquarema em foco




A lagoa de Saquarema é um patrimônio natural nosso e encontra-se ameaçada devido á ação humana. A Barra Franca, canal que a mantém interligada ao mar precisa urgentemente ser reconstruída, pois funciona como se fosse o coração da lagoa, bombeando oxigênio por todo o seu corpo hídrico. O Quebra-mar, construção de pedras que visa impedir o acúmulo de areia no interior da lagoa, foi bastante avariado pelas últimas ressacas e como consequencia, o assoreamento aumenta á olhos vistos. A dragagem que está sendo feita para retirar a areia do canal é uma medida paliativa e polêmica, pois sabemos que não resolverá o problema da lagoa, além de desperdiçar recursos públicos. O protesto de moradores e ambientalistas, questionando a execução da obra de dragagem da lagoa, que ignora os impactos ambientais, tais como poluição das praias, destruição da vegetação nativa, descarte de areia em locais indevidos e outros mais que necessitam de estudos mais aprofundados, constitui um marco da mobilização dos cidadãos e cidadãs que estão cansados de assistir passivamente os descasos, o desperdício de dinheiro público e a falta de cuidado com a nossa natureza. Precisamos fortalecer os movimentos sociais que buscam uma maior participação da sociedade civil nas questões ambientais, sociais, econômicas, culturais; enfim políticas. Afinal os governos existem para nos servir, e não o contrário como temos visto.
Prof. Edson.

Professoras da Biblioteca: AClaudia, Carla, MClara.

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

8 comentários:

  1. No Brasil o governo serve para atrapalhar...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. E assim, as belezas naturais vão desaparecendo. Com certeza não é por falta de verba, mas por falta de caráter dos muitos gananciosos 'corruputicalhos' (desculpem a palavra, mas saiu... deve ser por causa da 'alergia' que tenho por esse tipo de político). Vou repassar...
    Um grande abraço, Aprendizes!

    ResponderExcluir
  3. Essas pessoas não estão nem aí pro MEIO AMBIENTE... São ambientalistas, mas não querem saber de porcaria nenhuma, e eu fico muito p*** com isso!

    ResponderExcluir
  4. Meninas:
    Será que um dia as pessoas terão consciência que somos o ambiente e não só, fazemos parte dele?
    Tomara que não demore muito?
    Obrigado pelos comentários.
    Aprendizes

    ResponderExcluir
  5. O Ambiente veio perfeito... e nós, seres humanos estragando sem ter consciência nenhuma. Temos que pensar na Sustentabilidade, mas está difícil!!!

    ResponderExcluir
  6. E este tipo de ação sobre o meio ambiente tem consequências diretas em nossa vidas, não só no futuro, como agora. O descarte da areia, por exemplo, na barrinha, atrapalha a vida das pessoas que lá habitam. Barulho, sujeira e areia voando para toda parte virou parte de nossas vidas. Adorei o texto Edson!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Bruna. Se todos estes transtornos pelos quais nós passamos fossem por uma causa justa, ou se de fato fossem importantes para a recuperação da Lagoa de Saquarema, nós suportaríamos numa boa. O que nos causa indignação é saber que essas dragagens são ineficazes e desnecessárias. Resumindo, é muito dinheiro público desperdiçado e perturbação da nossa tranquilidade por nada!

    ResponderExcluir

Pode comentar... com certeza ficaremos muito felizes.
Os aprendizes agradecem e retribuem.