INFORMATIVO 2015

C. E. OSCAR DE MACÊDO SOARES
Av. Saquarema, 381 – Centro – Saquarema – RJ
Tel./Fax; (22) 2651-8316

INFORMATIVO 2015

FALTAS
As justificativas de faltas deverão ser comprovadas por ATESTADO MÉDICO no prazo de 48 horas após a falta (em dias letivos ) e entregar à ORIENTADORA EDUCACIONAL ou ao COORDENADOR DE TURNO.
A escola encaminhará ao “Conselho Tutelar” o aluno com 10 dias de faltas consecutivas ou intercaladas, sem justificativas dentro do bimestre letivo. (De acordo com o art. 56 do ECA).
Solicitamos aos pais/responsáveis que organizem os horários de seus filhos, como médico, dentista, cursos etc, fora dos horários de aulas.

ATRASOS
O horário de entrada e saída da escola deverá ser rigorosamente respeitado, portanto o aluno que tiver algum problema com o horário do transporte, deverá no início do ano procurar a Coordenação de Turno para maiores informações.
O aluno que, por algum motivo chegar atrasado para o primeiro horário, deverá aguardar autorização do Coordenador de Turno para entrar em sala de aula no início do 2º horário. Tal procedimento não deve constituir um hábito.

HORÁRIO ESCOLAR
1º turno :Ensino Fundamental – 7:20 às 12:35 h / Ensino Médio - 7:20 às 12:35 h /
Curso Normal - Integral:7:20 às 18:15 h
2º turno:Ensino Médio - 13:00  às 18:15 h
            3º turno:Ensino Médio - 18:30 às 23:05 h

SAÍDAS ANTECIPADAS
Em casos excepcionais, o aluno só poderá se ausentar do colégio, antes dos horários previstos, com a presença dos pais e/ou responsáveis ou trazer uma autorização por escrito com motivo, data e hora da liberação, informando um telefone para contato e assinatura do responsável pela matrícula do aluno. 
O aluno deverá passar pelo Coordenador de Turno para o devido encaminhamento.

BOLETIM ESCOLAR
Estará disponível no site: www.educacao.rj.gov.br . A emissão de boletim, pela escola, só será possível mediante a presença do responsável.

UNIFORME
O uniforme completo é obrigatório para todos os alunos e consta dos seguintes itens:calça comprida, saia ou bermuda jeans ou de brim na cor azul escuro,camisa básica de malha de algodão com logotipo do CEOMS ou do Estado e tênis preto, azul ou branco.

LIVRO DIDÁTICO
No início do ano letivo o aluno receberá o livro didático de várias disciplinas, devendo ser usado no decorrer do ano, portanto deverá trazê-lo diariamente para as devidas aulas e devolvê-los em bom estado no final do ano letivo.

FUMO E BEBIDAS ALCOÓLICAS
Proibido fumar nas dependências do Colégio ou junto ao portão de entrada e saída de alunos, bem como consumir bebidas alcoólicas.

CELULAR, MP3, E OUTROS PERTENCES
Em caso de extrema urgência, o responsável deverá ligar para o telefone da escola que encontra-se nesta circular.
É proibido o uso de aparelho celular, fone de ouvido e outros aparelhos eletrônicos em sala de aula ou durante as atividades escolares, exceto para fins pedagógicos, como determina a Lei nº 5222. A utilização durante as aulas implicará em confisco do objeto, o qual somente será devolvido aos responsáveis.A escola não se responsabiliza pela perda de materiais do aluno.


SEGUNDA CHAMADA PARA AVALIAÇÕES
O aluno trará um ATESTADO MÉDICO até 48 horas após a falta (em dias letivos ) e entregará à ORIENTADORA EDUCACIONAL.
A ORIENTADORA EDUCACIONAL fará um documento de permissão da 2ª chamada, que deverá ser entregue ao professor na aula imediatamente posterior à data do documento, caso contrário não terá mais validade;
Observação 1: Qualquer aluno afastado de suas atividades escolares por indicação médica, ou seja, licenciado por um período superior a 7 dias, o responsável deverá procurar a ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA para o cumprimento dos trabalhos em domicílio. E suas avaliações, como provas e testes, no seu retorno às atividades escolares na/no série/ano em curso.


CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Serão dadas no mínimo 3 (três) avaliações (Portaria SEEDUC/SUGEN nº 419 de 27/09/13):
Uma avaliação marcada pela COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA= 3 pontos;
SAERJINHO = 2 pontos;
Uma avalição marcada pelo PROFESSOR= 5 pontos.

I- Tem-se como aprovados, quanto a assiduidade e aproveitamento, os alunos que apresentem frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas e total de pontos igual a 20 (vinte) nas respectivas atividades ou disciplinas.

II-São considerados reprovados:
a)os alunos com frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas e que não alcancem o total de pontos igual ou superior a 20 pontos.
b)alunos com frequência  inferior a 75%.
c)as Avaliações Institucionais (SAERJ e SAERJINHO) serão obrigatórias e pontuadas.

III- Em caso de dúvidas com relação a resultados (notas), o aluno terá direito à revisão de provas ao final de cada bimestre e no final do ano letivo.


RECUPERAÇÃO PARALELA
Mesmo que tenha obtido nota superior a 5,0 deverá ser oferecido ao aluno estudos de recuperação paralela, para que o mesmo possa aumentar sua nota.

DEPENDÊNCIA
Será importada a nota obtida pelo aluno no 1º Bimestre, quando for disciplina do ano em curso e prova/ trabalho para os que não têm a disciplina, caso o aluno não obtenha cinco ou mais de cinco pontos, fará prova (valendo 6 pontos) e trabalho (valendo 4 pontos)nas datas conforme o Calendário Escolar.
O responsável pelo aluno deverá procurar a Coordenação Pedagógica para esclarecimentos sobre conteúdos e horários das avaliações.

REUNIÃO DE PAIS
O responsável deverá comparecer a todas as reuniões realizadas pela escola, para tomar ciência da vida escolar do aluno. Caso haja necessidade o responsável será chamado pela Orientação Educacional e/ou Coordenação Pedagógica.
É de extrema importância que os responsáveis atualizem, seus endereços, telefones e celulares.

COMPORTAMENTOS INADEQUADOS
Para os comportamentos inadequados serão adotados os registros de alerta disciplinar com advertência por escrito para conhecimento e assinatura e/ou presença dos responsáveis/pais.
Se o ato praticado pelo aluno, dentro dos limites do estabelecimento da escola tiver repercussão no campo penal, terá ele, então cometido um ato infracional, o qual só poderá ser solucionado pela Justiça da Infância e da Juventude (caso o infrator tenha mais de doze anos e menos de 18 anos de idade). Se o infrator tiver mais de dezoito anos de idade será encaminhado à Justiça Comum para as devidas providencias.


DIREÇÃO/C.P./O.E.




Carlos Soares

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Um comentário:

  1. Marido de aluguel é na atecnolar.
    http://www.atecnolar.com.br/

    ResponderExcluir

Pode comentar... com certeza ficaremos muito felizes.
Os aprendizes agradecem e retribuem.