Projeto Meio Ambiente 2015

JUSTIFICATIVA
Considerando que todos os elementos que compõem o Universo fazem parte do meio ambiente e o homem é o principal agente modificador e pensando na política consumista compulsiva que gera um amontoado de lixo na Natureza, criamos esse projeto que visa refletir sobre o eu como parte integrante do meio ambiente. Utilizando as mídias para reconhecer os problemas sociais e ambientais, principalmente de Saquarema, de forma a questionar sobre eles, com toda a comunidade escolar interna e externa.  
A Educação Ambiental é conceituada como os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais, voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 
OBJETIVOS
Visar um trabalho interdisciplinar, momento para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, levando os alunos a conhecerem, valorizarem e participarem de uma mudança efetiva em prol do eu e do meio ambiente.
Desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo;
Garantir a democratização e acesso às informações referentes à área socioambiental;
Estimular a mobilização social e política e o fortalecimento da consciência crítica sobre a
dimensão socioambiental;
Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
Fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental;
Promover a Educação Ambiental para todos os cidadãos, amparada pela Constituição Federal, que estabelece a obrigatoriedade do poder público. 
IMPORTANTE
A partir do que dispõe a Lei nº 9.795/1999, e com base em práticas comprometidas com a construção de sociedades justas e sustentáveis, fundadas nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e educação como direito de todos e todas, são princípios da Educação Ambiental:
(...)
II. interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque humanista, democrático e participativo;
(...)
IV. vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais na garantia de continuidade dos estudos e da qualidade social da educação;
V. articulação na abordagem de uma perspectiva crítica e transformadora dos desafios ambientais a serem enfrentados pelas atuais e futuras gerações, nas dimensões locais, regionais, nacionais e globais;
(...) 
AÇÕES:

1º bimestre: Eu, um ser humano! Será?
Atividades:
1 - Cada turma fará, com os professores de Educação Física, um esquema corporal contendo recortes de jornais e revistas sobre o tema: Eu inserido no meio, expectativas, desejos, vontades.
2- Bicicleata ecológica até a Lagoa de Jacarepiá.
3- Concurso do Logo do projeto.
4- Confecção das camisas.
5- Coleta de informações, trazidas pelos alunos sobre os problemas ambientais, pelos articuladores.
6-Atualização do Blog “Aprendizes do Beija-Flor”, por um grupo de alunos que mostrarem interesse, com as informações coletadas pelos articuladores.

2º bimestre: LIXO, a importância de reciclar o lixo do planeta, pois não temos um local fora dele para lançar.
Atividades:
1-      Ida à Câmara de Vereadores
2-      Pesquisa sobre legislação coleta seletiva
3-      Ida ao Lixão de Bacaxá
4-      Montagem de maquetes de usinas de lixo
5-      Caminhada de Conscientização até a praia da vila, com coleta seletiva do lixo e montagem de cartaz sobre tempo de vida na natureza de cada coisa encontrada.

3º bimestre: Água/Energia.
Atividades:
1-      Visita ao Centro de Tratamento de Água Juturnaíba ( entrar em contato com a empresa )
Contato: Águas de Juturnaíba – 2665-0604 
Brunna Valladão – 99936-2015
Rogério Borges Marins 3201-1000
2-      Comercialização dos recursos hídricos da região ( levantamento da situação da água vendida nos caminhões pipa – água vendida em garrafões e garrafas ).
3-      Fechamento do Projeto / Feira Interdisciplinar ( trabalhos feitos no decorrer dos bimestres, enfocando o meio ambiente – todas as disciplinas)


4º bimestre: pesquisa das profissões
PROFISSÕES QUE ENVOLVAM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Engenharia Ambiental, engenharia da pesca, paisagista, meteorologista, engenharia sanitária, gestão ambiental, ecologia, e algumas outras que iremos pesquisar juntos.
Produtos de nossa cidade: doces, Guarabu, grama, licor, colorau, carvão, queijo, pão; fazer exposição desses produtos na culminância do projeto. 
CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE
02/03 a 06/03
Confecção das duas silhuetas por turma, pelo professor de Educação Física – Selma – Cristina – Ronaldo
09/03 a 20/03
Reunião dos articuladores com os alunos – por turma –
Levar a ideia de coletar as informações a serem lançadas no blog
09/03 a 13/03
Divulgação do concurso do logo do Projeto Meio Ambiente
16/03 a 27/03
Entrega dos logo pelos alunos
16/03 a 27/03
Coleta doas informações
30/03
Votação e resultado do concurso do logo do projeto
30/03
Pedido de confecção das camisas
25/03
Reunião Pedagógica para definir os passos do Projeto
25/03
Definir os alunos para atualizarem o blog
28/04
Bicicleata ecológica – todos os alunos – professor Ronaldo
03/06
Caminhada Ecológica até a praia da vila
08/07
Avaliação do projeto pelos coordenadores e articuladores
13/07
Inscrição dos trabalhos para a Feira Interdisciplinar e Projeto Meio Ambiente
09/09
Reunião Pedagógica para definir a Feira e o fechamento do Projeto
21/09
Confecção de murais sobre o tema: Meio Ambiente pelos alunos do Curso Normal ( seis murais )
25/09
Definição das turmas do andamento das apresentações para a culminância ( com a coordenação do projeto )
30/09
Culminância do Projeto / Feira Interdisciplinar
A serem programadas
(outubro )
Visitas às fábricas
26/10 a 30/10
Confecção de murais sobre profissões

AVALIAÇÃO
Avaliação do aluno: 
Pontuar o aluno que estiver com a camisa do projeto, ( dois pontos – extras – aquisição e uso diário, como substituição e incentivo ao uso do uniforme ).
Todas as atividades realizadas deverão ser pontuadas pelos professores.
Avaliação será contínua durante o desenvolvimento do projeto;
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho;
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio de coreografias, etc.
Avaliação do projeto: 
                   Será feita pelos professores, no decorrer das  atividades para verificar o desenvolvimento do alunos e sendo necessário sofrerá alterações para garantir o aprendizado. Ao final  do projeto, haverá o registro dos resultados obtidos no diário
Todos os professores estão cientes da culminância do Projeto no dia 30/09, pois está previsto no calendário letivo de 2015.  Não sendo viável qualquer avaliação para ser pontuada, além da participação no Projeto. 

DISTRIBUIÇÃO DOS ARTICULADORES POR TUMA

TURMAS
ALUNOS
RESPONSÁVEIS
ARTICULADOR
RESPONSÁVEL
1001

MARIANÍ
1002

ANDREA
1003

Mª JOSÉ
1004

DALVA
1005

CARLOS
2001

ANDREA
2002

DALVA
2003

MARIANI
2004

MARIANI
3001

Mª JOSÉ
3002

DALVA
3003

ANDREA
CN 1001

Mª JOSÉ
CN 2001

RAYMUNDO
CN 3001

RAYMUNDO


Carlos Soares

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar... com certeza ficaremos muito felizes.
Os aprendizes agradecem e retribuem.