JUSTIFICATIVA
Considerando que todos os elementos que compõem o Universo
fazem parte do meio ambiente e o homem é o principal agente modificador e
pensando na política consumista compulsiva que gera um amontoado de lixo na
Natureza, criamos esse projeto que visa refletir sobre o eu como parte
integrante do meio ambiente. Utilizando as mídias para reconhecer os problemas
sociais e ambientais, principalmente de Saquarema, de forma a questionar sobre
eles, com toda a comunidade escolar interna e externa.
A Educação Ambiental é conceituada como os
processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos,
habilidades, atitudes e valores sociais, voltados para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade.
OBJETIVOS
Visar um trabalho interdisciplinar, momento para
desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, levando os alunos
a conhecerem, valorizarem e participarem de uma mudança efetiva em prol do eu e
do meio ambiente.
Desenvolver a
compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações,
para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo;
Garantir a
democratização e acesso às informações referentes à área socioambiental;
Estimular a
mobilização social e política e o fortalecimento da consciência crítica sobre a
dimensão socioambiental;
Incentivar a
participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do
equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como
um valor inseparável do exercício da cidadania;
Fomentar e
fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade
socioambiental;
Promover a
Educação Ambiental para todos os cidadãos, amparada pela Constituição Federal,
que estabelece a obrigatoriedade do poder público.
IMPORTANTE
A partir do
que dispõe a Lei nº 9.795/1999, e com base em práticas comprometidas com a
construção de sociedades justas e sustentáveis, fundadas nos valores da
liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social,
responsabilidade, sustentabilidade e educação como direito de todos e todas,
são princípios da Educação Ambiental:
(...)
II.
interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o
enfoque humanista, democrático e participativo;
(...)
IV.
vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais na
garantia de continuidade dos estudos e da qualidade social da educação;
V.
articulação na abordagem de uma perspectiva crítica e transformadora dos
desafios ambientais a serem enfrentados pelas atuais e futuras gerações, nas
dimensões locais, regionais, nacionais e globais;
(...)
AÇÕES:
1º
bimestre: Eu, um ser humano! Será?
Atividades:
1 - Cada turma fará, com os professores de Educação Física, um esquema
corporal contendo recortes de jornais e revistas sobre o tema: Eu inserido no
meio, expectativas, desejos, vontades.
2- Bicicleata ecológica até a Lagoa de Jacarepiá.
3- Concurso do Logo do projeto.
4- Confecção das camisas.
5- Coleta de informações, trazidas pelos alunos sobre os problemas
ambientais, pelos articuladores.
6-Atualização do Blog “Aprendizes do Beija-Flor”, por um grupo de alunos
que mostrarem interesse, com as informações coletadas pelos articuladores.
2º
bimestre: LIXO, a
importância de reciclar o lixo do planeta, pois não temos um local fora dele
para lançar.
Atividades:
1- Ida à Câmara de Vereadores
2- Pesquisa sobre legislação coleta
seletiva
3- Ida ao Lixão de Bacaxá
4- Montagem de maquetes de usinas de
lixo
5- Caminhada de Conscientização até
a praia da vila, com coleta seletiva do lixo e montagem de cartaz sobre tempo
de vida na natureza de cada coisa
encontrada.
3º
bimestre: Água/Energia.
Atividades:
1- Visita ao Centro de Tratamento de
Água Juturnaíba ( entrar em contato com a empresa )
Contato: Águas de Juturnaíba – 2665-0604
Brunna Valladão – 99936-2015
Rogério Borges Marins 3201-1000
2- Comercialização dos recursos
hídricos da região ( levantamento da situação da água vendida nos caminhões
pipa – água vendida em garrafões e garrafas ).
3- Fechamento do Projeto / Feira
Interdisciplinar ( trabalhos feitos no decorrer dos bimestres, enfocando o meio
ambiente – todas as disciplinas)
4º
bimestre: pesquisa
das profissões
PROFISSÕES QUE ENVOLVAM A PRESERVAÇÃO DO
MEIO AMBIENTE: Engenharia Ambiental, engenharia da pesca, paisagista,
meteorologista, engenharia sanitária, gestão ambiental, ecologia, e algumas
outras que iremos pesquisar juntos.
Produtos de nossa cidade: doces, Guarabu, grama,
licor, colorau, carvão, queijo, pão; fazer exposição desses produtos na
culminância do projeto.
CRONOGRAMA
DATA
|
ATIVIDADE
|
02/03 a 06/03
|
Confecção das
duas silhuetas por turma, pelo professor de Educação Física – Selma –
Cristina – Ronaldo
|
09/03 a 20/03
|
Reunião dos
articuladores com os alunos – por turma –
Levar a ideia
de coletar as informações a serem lançadas no blog
|
09/03 a 13/03
|
Divulgação do
concurso do logo do Projeto Meio Ambiente
|
16/03 a 27/03
|
Entrega dos
logo pelos alunos
|
16/03 a 27/03
|
Coleta doas
informações
|
30/03
|
Votação e resultado
do concurso do logo do projeto
|
30/03
|
Pedido de
confecção das camisas
|
25/03
|
Reunião
Pedagógica para definir os passos do Projeto
|
25/03
|
Definir os
alunos para atualizarem o blog
|
28/04
|
Bicicleata
ecológica – todos os alunos – professor Ronaldo
|
03/06
|
Caminhada
Ecológica até a praia da vila
|
08/07
|
Avaliação do
projeto pelos coordenadores e articuladores
|
13/07
|
Inscrição dos
trabalhos para a Feira Interdisciplinar e Projeto Meio Ambiente
|
09/09
|
Reunião
Pedagógica para definir a Feira e o fechamento do Projeto
|
21/09
|
Confecção de
murais sobre o tema: Meio Ambiente pelos alunos do Curso Normal ( seis murais
)
|
25/09
|
Definição das
turmas do andamento das apresentações para a culminância ( com a coordenação
do projeto )
|
30/09
|
Culminância do
Projeto / Feira Interdisciplinar
|
A serem
programadas
(outubro )
|
Visitas às
fábricas
|
26/10 a 30/10
|
Confecção de
murais sobre profissões
|
AVALIAÇÃO
Avaliação do aluno:
Pontuar o aluno que estiver com a camisa do projeto,
( dois pontos – extras – aquisição e uso diário, como substituição e incentivo
ao uso do uniforme ).
Todas as atividades realizadas deverão ser pontuadas pelos professores.
Avaliação será contínua durante o desenvolvimento do projeto;
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho;
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio de coreografias, etc.
Avaliação do projeto:
Será feita pelos
professores, no decorrer das atividades para verificar o desenvolvimento
do alunos e sendo necessário sofrerá alterações para garantir o aprendizado. Ao
final do projeto, haverá o registro dos
resultados obtidos no diário
Todos
os professores estão cientes da culminância do Projeto no dia 30/09, pois está
previsto no calendário letivo de 2015.
Não sendo viável qualquer avaliação para ser pontuada, além da
participação no Projeto.
DISTRIBUIÇÃO DOS
ARTICULADORES POR TUMA
TURMAS
|
ALUNOS
RESPONSÁVEIS
|
ARTICULADOR
RESPONSÁVEL
|
1001
|
|
MARIANÍ
|
1002
|
|
ANDREA
|
1003
|
|
Mª JOSÉ
|
1004
|
|
DALVA
|
1005
|
|
CARLOS
|
2001
|
|
ANDREA
|
2002
|
|
DALVA
|
2003
|
|
MARIANI
|
2004
|
|
MARIANI
|
3001
|
|
Mª JOSÉ
|
3002
|
|
DALVA
|
3003
|
|
ANDREA
|
CN 1001
|
|
Mª JOSÉ
|
CN 2001
|
|
RAYMUNDO
|
CN 3001
|
|
RAYMUNDO
|
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Os aprendizes agradecem e retribuem.